Doação

Unidade - PIEDADE

Setor Infanto Juvenil

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do setor Infanto Juvenil da unidade Piedade possui como atividades centrais: artes plásticas, judô e balé, associadas a atividades complementares voltadas ao desenvolvimento das competências pessoais, relacionais e cognitivas como: evangelização, recreação, apoio pedagógico (Português e Matemática) e grupo operativo. Obs.: Fundaciõn Mapfre – alimentação e orientação nutricional para os beneficiários).

Atividades Centrais

  • Artes Plásticas
  • Judô
  • Balé

Atividades Complementares

  • Apoio Pedagógico (Matemática ,Português e Contação de Estória)
  • Informática
  • Evangelização
  • Recreação (atividade esportivas: futebol, vôlei, badminthon, etc)
  • Grupo Operativo

Artes Plásticas

A atividade de artes plásticas tem como objetivo proporcionar aos beneficiários o desenvolvimento das suas potencialidades através das vivências e realizar a apreciação artística para que estimulem seu processo criativo. As atividades são práticas e teóricas.

Judô

A atividade de judô visa levar á criança e adolescente a pratica de atividades saudáveis, contribuindo dessa forma para formação de futuros cidadãos através do esporte. O judô possui em sua filosofia e metodologia as principais diretrizes a DISCIPLINA e a HUMILDADE.

*Participação em campeonatos e eventos esportivos e aulas passeio.

Ballet

A atividade de ballet na unidade Piedade utiliza o método Royal Academy Dance este método é considerado o melhor do mundo .O ballet clássico consiste de três elementos interelacionados: técnica, música e atuação, os beneficiários ganham disciplina da mente e do corpo ,permitindo que eles se expressem com o corpo artisticamente.

Apoio Pedagógico

A atividade de apoio pedagógico atende crianças e adolescentes dando um suporte escolar, buscando no beneficiário o máximo do desenvolvimento cognitivo.

Atividade Recreativa

A atividade recreativa é trabalhada junto aos beneficiários com jogos, brincadeiras e outros. A recreação é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor ,linguístico e moral.

  • O jogo é estratégia importante para alguns momentos onde se visa o trabalho com regras, o desenvolvimento coletivo, o desempenho em equipe, o aprender a ganhar ou perder, entre outros conteúdos recreativos.
  • A brincadeira por sua vez se incorpora com constância na recreação, por seu contexto lúdico e divertido.

Evangelização

A atividade da evangelização incentiva uma educação para o amor, levando os beneficiários a perceberem a sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que devem desenvolver para exercitar boas praticas no decorrer da vida, motivando os beneficiários a terem uma fé concreta independente da sua religião.

Catequese

Nos encontros da catequese para 1ª Eucaristia, as crianças e adolescentes aprendem sobre Deus, a Bíblia, e fazem uma reflexão sobre o catolicismo. A catequese possui uma base educacional onde são trabalhados valores como: Amor, amizade, carinho solidariedade, fraternidade, bondade entre outros valores. Os encontros de catequese acontecem nos dias de segunda feira, nos turnos manhã e tarde.

Grupos Operativos

A atividade de grupo visa promover a percepção do respeito, da educação para o desenvolvimento humano. Nos encontros utilizam dinâmicas, rodas de diálogo, vídeos ,jogos, leitura de textos.

Público Alvo

O Movimento Pró Criança-unidade Piedade-setor infanto juvenil possui uma capacidade de atendimento de 220 crianças e adolescentes divididos da seguinte forma:

Atividade Faixa Etária Turno Quantidade
Artes Plásticas (1º ciclo) 06 a 11 anos manhã 15
Artes Plásticas (2º ciclo) 12 a 14 anos manhã 15
Artes Plásticas (1º ciclo) 06 a 11 anos tarde 15
Artes Plásticas (2º ciclo) 12 a 14 anos tarde 15
Judô (1º ciclo) 06 a 11 anos manhã 20
Judô (2º ciclo) 12 a 14 anos manhã 20
Judô (1º ciclo) 06 a 11 anos tarde 30*
Judô (2º ciclo) 12 a 16 anos tarde 30*
Balé (1º ciclo) 06 a 11 anos manhã 15
Balé (2º ciclo) 12 a 15 anos manhã 15
Balé( 1º ciclo) 06 a 11 anos tarde 15
Balé ( 2º ciclo) 12 a 15 anos tarde 15

*A atividade de Judô no turno da tarde possui uma capacidade maior de atendimento porque a unidade possui uma parceria com a Escola Municipal José Rodovalho que encaminha os alunos para realizarem atividade de judô.

Reuniões Pedagógicas e Formação Continuada

As reuniões são espaços para a reflexão das práticas pedagógicas, da troca de experiências, descobertas educacionais e avaliação da prática. Os encontros também são voltados para construção de planejamentos das ações coletivas(festas, culminâncias),informativos entre outros.

A formação continuada ocorre duas vezes no mês, na qual o educador ou o setor psicossocial fica responsável trazendo temas específicos da sua prática. A metodologia utilizada possui textos, dinâmicas, filmes, estudo de caso entre outros.

Articulação Comunitária

Esta ação tem como objetivo informar, divulgar o trabalho da instituição ,trocar experiências, contribuindo para construção coletiva de conhecimentos, divulgação de bazares e vagas da instituição. A equipe do psicossocial realiza encaminhamentos para acompanhamento psicológicos, oftalmológicos( IOR),CRAS, Conselho Tutelar ,além de atendimento emergencial, caso os beneficiários se acidentem na instituição ou participando de evento fora da mesma.

Articulação com as Famílias

Conscientização da família ressaltando a responsabilidade sobre a educação dos filhos, orientar e acolher a demanda das famílias dos beneficiários, realizada mensalmente as reuniões de responsáveis (ultima sexta feira do mês) entre várias ações.

Setor Profissionalizante

No setor Profissionalizante do MPC – Unidade Piedade os cursos e as oficinas são voltados para a iniciação Profissionalizante. Atualmente, os cursos/oficinas são o de Artes Visuais, Artes Gráficas, Percussão, Auxiliar Administrativo e Informática básica e gráfica.

A meta quantitativa de atendimento ao longo de 01(um) ano é de 105 jovens/adolescentes de 15 a 21 anos, que se encontram na faixa de vulnerabilidade pessoal e social, oriundos das comunidades da região metropolitana do Recife, bem como, das comunidades atendidas pelo MPC.

Objetivo Geral

Propiciar a iniciação profissionalizante nas áreas de Artes Gráficas, Artes Visuais, Auxiliar Administrativo, Informática Básica e Gráfica e Percussão.

Objetivos Específicos

  • Preparar os beneficiários para o mercado de trabalho;
  • Oferecer iniciação à informática básica;
  • Oferecer apoio pedagógico em português e matemática;
  • Oferecer assistência psicológica e social.

Objetivos Específicos

  • Oferecer iniciação à informática básica para dotar os alunos do conhecimento necessário para utilizá-la como ferramenta de trabalho;
  • Oferecer apoio pedagógico em português e matemática;
  • Oferecer assistência psicológica e social;
  • Preparar os beneficiários para o mercado de trabalho.

Metodologia

A metodologia utilizada nos cursos tem como eixo central a unificação da teoria com a prática.

Os cursos possuem uma carga horária de 480 h/a.

Vale salientar que, dentro desta carga horária também são desenvolvidos exposições, apresentações culturais, como resultado final dos trabalhos realizados pelos beneficiários.

Os conteúdos das aulas são voltados para a preparação do aluno para o mercado de trabalho, assim as atividades do programa de trabalho do MPC esta dividida em 4 núcleos:

  • Núcleo de Atividades Gerais
    Informática Básica
    Português
    Matemática
    Atividades esportivas
  • Núcleo Formação Cultural
    Oficinas de Percussão
  • Núcleo de Capacitação para Mercado de Trabalho
    Oficinas de Artes Gráficas – Serigrafia e Encadernação
    Oficinas de Artes Visuais – Pintura em Porcelana
  • Núcleo do Individuo
    Grupo – Trabalho informativo, de atendimento individual e coletivo desenvolvido pelo setor psicossocial.
Conheça também as Atividades das unidades: Recife Antigo Coelhos

Doações

Regar Clarear

Redes sociais oficiais

YouTube Facebook