Doação

Notícias

Ações capacitam e encaminham beneficiários do Pró-Criança ao mercado de trabalho

Unidade Coelhos06/09/2017
Cadastro da Agência de Emprego do Recife

Duas ações realizadas nesta quarta-feira (6), na Unidade Coelhos do Movimento Pró-Criança, proporcionaram aos jovens beneficiários encaminhamento para o mercado de trabalho. As ações envolveram o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligado à Secretaria Executiva de Assistência Social do Recife, e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do município.

Na primeira ação, o Acessuas Trabalho Recife realizou o cadastro de dez jovens beneficiários que foram selecionados para participar de um curso gratuito de formação para o mundo do trabalho oferecido pela empresa Ensino Social Profissionalizante (Espro). Os jovens foram escolhidos após a realização de oficinas de capacitação pelo Acessuas. O curso do Espro começa em outubro e terá duração de 100h/aula, com emissão de certificado de participação ao final.

Após a formação, os jovens podem ser aproveitados por empresas parceiras, dentro da Lei da Aprendizagem. “O nosso grande desafio com o Pró-Criança hoje é fazer os jovens refletirem que, depois do Pró-Criança, vem o mercado de trabalho. Este é um momento de escolha para esses jovens”, destaca a assistente social do Acessuas Trabalho Recife, Soraya Zuppardo.

Agência de Emprego

Outra ação promovida também pelo Acessuas, desta vez em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Amaro e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, foi o cadastramento de jovens do Pró-Criança no O Sistema Nacional de Emprego (Sine), sistema utilizado pela Agência de Emprego do Recife.

Durante o dia, cadastradores da Agência estão na Unidade Coelhos do Pró-Criança para inserir os dados dos beneficiários no sistema. “Muitos jovens não têm condições de ir à Agência de Emprego, ou não têm acesso à internet para fazer seu cadastro. Por isso, trazemos nosso serviço até a comunidade”, explica o assessor técnico da Secretaria Executiva de Assistência Social, Jailton Raniere.

Antes do cadastramento, os jovens assistiram a uma palestra sobre como se preparar para o mercado de trabalho. A palestra envolveu temas como a preparação de um bom currículo e como se portar em uma agência de emprego.

Qualquer cidadão pode se cadastrar e buscar vagas de emprego pelo site do Sine (https://empregabrasil.mte.gov.br). A procura também pode ser feita pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para smartphones com sistema operacional Android.

Conheça também as Notícias das unidades: Recife AntigoPiedade