Doação

Notícias

Dia do Contador de Histórias será comemorado com roda de leitura

Unidade Coelhos17/03/2017
Leitura

Nesta segunda-feira (20), é comemorado o Dia Internacional do Contador de Histórias. No Movimento Pró-Criança, a data será celebrada com atividades de contação e estímulo à leitura. O evento ocorre na Unidade Coelhos da ONG.

Durante o dia, dois profissionais farão sessões de contação de histórias com as crianças assistidas pelo Pró-Criança. Na roda de leitura, os beneficiários são incentivados a interpretar os textos e tirar suas próprias conclusões.

O contador de histórias é figura importante na formação cultural e social de crianças e adolescentes. Ele pode ser o primeiro contato com o mundo dos livros, universo que fascina e atrai, quando bem explorado. “Quando você vê uma pessoa contando uma história com entusiasmo, você se interessa mais a buscar saber, por exemplo, quem é o autor, o que aquele texto quer dizer”, pontua o educador social de letramento do Pró-Criança, Marcos Quintino.

Prêmio

Até o mês de maio, acontece o Prêmio Leitor Pró-Criança. Os beneficiários devem pegar livros na biblioteca da Unidade Coelhos e responder questionários ou produzir pequenas resenhas sobre as obras. Ao fim, quem somar mais pontos, é premiado e pode levar, além de troféus e medalhas, ingressos para o cinema.

Para Marcos Quintino, é uma forma lúdica de incentivas a leitura. “A ação é importante para que as crianças e os adolescentes possam, brincando, melhorar o vocabulário e se sentir motivados a escrever. Percebemos que há uma resistência grande à escrita que vem, principalmente, da dificuldade em escrever, que eles trazem da escola”, analisa.

Conheça também as Notícias das unidades: Recife AntigoPiedade