Doação

Notícias

Luthier ensina membros da orquestra do Pró-Criança a recuperar instrumentos

Unidade Recife Antigo14/07/2017
Aula de luthieria

Os membros da orquestra do Movimento Pró-Criança passaram a contar com aulas de luthieria, técnica de construção e manutenção de violinos. Os ensinamentos estão sendo usados na recuperação dos instrumentos utilizados pelo grupo.

O luthier responsável pelo projeto, Paulo Sérgio Nunes, conta que, além de recuperar os instrumentos, o intuito é formar profissionais. “Em outros projetos que trabalhei, muitos alunos se especializaram e até largaram outros empregos para trabalhar somente com a luthieria. É uma boa oportunidade de emprego para eles”, conta.

Por enquanto, o serviço de luthieria está sendo executado apenas nos instrumentos da orquestra. No entanto, quando os alunos estiverem experientes, a intenção de Paulo Sérgio é criar um ateliê que possa receber e recuperar instrumentos de músicos de todo o Recife.

O luthier

Luthier é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de violinos. Originalmente, a luteria era a arte que trabalhava apenas com instrumentos de corda, como o violão, o violino ou o baixo, mas, generalizou-se o uso do termo para denominar todos os profissionais que trabalham com todos os instrumentos, seja de corda, sopro ou percussão. Esse profissional é responsável por construir, manter e afinar instrumentos, portanto deve entender bem das especificidades de cada um deles.

Conheça também as Notícias das unidades: CoelhosPiedade