Blog Pró-criança

14 agosto 2018 Unidade Piedade

Alunos da Unidade Piedade visitam o Instituto Ricardo Brennand

Alunos da Unidade Piedade do Movimento Pró-Criança participaram de uma visita mediada ao Instituto Ricardo Brennand (IRB), que fica localizado no bairro da Várzea, zona oeste do Recife. A atividade de Educação Patrimonial foi realizada na quinta-feira (9) em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por meio do projeto Decolando na arte da vida.

Acompanhados pela arte-educadora Ana Paula Araújo, da assistente social Marisa Cruz e das educadoras sociais Juliana Azevedo e Marcia Souza, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o complexo arquitetônico em estilo medieval, composto pelo museu castelo São João, pinacoteca, galeria e capela Nossa Senhora das Graças. Esse local onde está instalado o instituto ainda é circundado por um vasto parque.

Considerado um dos complexos museológicos mais importantes do mundo, o IRB possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos abrangendo o período desde a baixa Idade Média ao século XXI, com ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês.

O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, uma biblioteca com mais de 60 mil volumes e a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com 20 telas.

“O objetivo central dessa atividade foi propiciar aos nossos beneficiários o direito ao acesso à arte, cultura e lazer. Além de abordar na mediação conteúdos voltados para a historia, geografia, matemática, entre outras áreas do saber. Esses conhecimentos, sem sombra de dúvidas, acrescentam na formação escolar dos beneficiários,  ampliando o universo cultural e a socialização dos mesmos”, afirmou Ana Paula Araújo.

No final da visita mediada, os alunos produziram vídeos dentro do IRB com depoimentos e reflexões sobre o que é arte? E qual a sua função na sociedade?

 

Icone comentário Deixe seu comentário