Blog Pró-criança

17 janeiro 2019 Todas as unidades

Artigo: A Inclusão digital

Paulo José Barbosa*

Em outubro de 2013, apoiado por algumas instituições, como o Ministério da Ciência e Tecnologia Inovação e Comunicação, a Faculdade Marista, o Sebrae e empresas locais, o Movimento Pró-Criança lançou projeto para realizar cursos de informática e recondicionamento de computadores em desuso. Tal projeto viria a se enquadrar nos dados do Relatório Mundial da Infância (2017), apresentado pela Unicef, onde mostra que cerca de 340 milhões de pessoas com idade até 18 anos não tem acesso ao mundo digital.

O referido projeto, hoje intitulado de NID – Núcleo de Inclusão Digital, além das atividades iniciais já citadas inclui ainda cursos de Design Gráfico e Robótica. A consolidação desse trabalho tem sido demonstrada pelo sucesso dos beneficiados, atuando em várias empresas de Pernambuco e de outros estados da Região, e dos convites que esse Núcleo tem recebido para participar de vários eventos inclusive na preparação de pessoal de instituições públicas e privadas a exemplo do Instituto Federal de Educação de Floresta (PE).

Nestes cinco anos, o NID já atendeu a cerca de 2.500 crianças, adolescentes e jovens da Região Metropolitana do Recife, sendo considerado um projeto de referência no Estado, oferecendo oportunidades, a seus beneficiários, para melhor competir em um mercado de trabalho cada vez mais exigente com os novos profissionais que deverão ser contratados.

Nos últimos três anos, o NID aumentou sua capacidade de atendimento, resultando em mais encaminhamentos de beneficiários ao mercado de trabalho. Efetivamente, nesse período, foram capacitados 80 beneficiários para concorrer às vagas nos diversos seguimentos interessados. Além disso, o NID oferece gratuitamente computadores recondicionados às entidades interessadas, inclusive preparando os instrutores que deverão ser utilizados pelas mesmas.

Por conta do trabalho realizado pelo NID, o Movimento Pró-Criança foi premiado pelo Instituto “Viva Cidadania”, instituição ligada ao Banco do Brasil, cujo objetivo é premiar e divulgar projetos que promovam a superação das dificuldades enfrentadas por comunidades carentes . Neste evento, realizado no dia 19 de setembro do ano passado, em Brasília, concorreram 67 instituições de todo Brasil, tendo o projeto do NID se classificado, em terceiro lugar, entre os dez selecionados.

*É diretor do Movimento Pró-Criança

Icone comentário Deixe seu comentário