Blog Pró-criança

07 maio 2019 Todas as unidades

Coral do Movimento Pró-Criança fará turnê inédita na França

O coral do Movimento Pró-Criança embarca nesta quarta-feira (8) para uma turnê inédita pela Europa. Serão cinco apresentações em terras francesas à convite do Coro Orfeo de Grenoble, um dos mais tradicionais do país. A viagem culmina com a participação em uma audiência com o papa Francisco, no Vaticano, na Itália, marcada para o dia 22.

O grupo de 20 vozes fará as apresentações entre os dias 11 e 16 em salas de concerto, escolas de música e igreja. Sob a regência do maestro Otávio Góes, e com o acompanhamento no piano do músico Arthur Tenório, os jovens apresentarão um repertório rico com frevo, côco, xaxado e maracatu.

O coral do Pró-Criança estreia em solo europeu com um espetáculo na Sala Olivier Messiaen, na cidade de Grenoble, às 20h30, horário local. O espaço com capacidade de acomodar 300 pessoas é a antiga capela de um convento construído no século 17, mas que desde 1901 abriga os escritórios dos músicos do Louvre.

No dia 13, os cantores do Pró-Criança ministrarão uma oficina para os integrantes do Coro Orfeo de Grenoble e depois receberão aulas dos músicos. O encontro será na sede do grupo. Às 19h30, o coral se apresenta no Espaço Claretière, que fica no centro de lazer Fontanil-Cornilon.

Na tarde do dia 14, os jovens do coral se encontrarão com crianças e adolescentes franceses da escola de música Jules Vallès. A instituição oferece aulas gratuitas para meninos e meninas carentes da cidade de Lyon. Além de trocar experiências, o coral fará uma apresentação para os alunos.

Às 19h30, no horário local, o coral se apresenta na Igreja de Notre Dame. O show do grupo ocorre quase um mês depois do incêndio, que destruiu parte do templo e derrubou a principal agulha que ficava no topo do monumento mais visitado da Europa.

O coral encerra a turnê pela França retornando ao Espaço Claretière. O espetáculo está marcado para às 18h.

SAIBA MAIS SOBRE O CORAL

O coral do Pró-Criança foi criado em 2005. Ao longo dos anos, o grupo se tornou uma referência de qualidade musical dentro e fora de Pernambuco.

Com agenda extensa o ano todo, o coral faz apresentações nas mais tradicionais festas religiosas do Estado, além de espetáculos em empresas e órgãos públicos.

Desde 2014, o grupo protagoniza o espetáculo Caixa de Natal, nas janelas da Caixa Cultural, na Praça do Marco Zero, no Recife. O evento, que reúne mais de 100 mil pessoas, abre oficialmente os festejos natalinos da cidade

As aulas do coral ocorrem todas as terças, quintas e sextas no turno da manhã, na Unidade Coelhos do Pró-Criança que fica na rua dos Coelhos, 317, em frente ao Imip.

O coral, assim como a orquestra e o grupo de percussão do Pró-Criança, é mantido pelo projeto Fazendo Música – programa gratuito de formação de jovens músicos financiado por doações via Lei Rouanet. Interessados em ser um promotor de cidadania podem ligar no (81) 3412.8961 e saber mais como ser um doador.

Icone comentário Deixe seu comentário