Blog Pró-criança

07 agosto 2019 Unidade Recife Antigo

Grupos de maracatu do MPC e da Casa Uaná realizam ação conjunta

O maracatu do Movimento Pró-Criança participou, nesta terça-feira (6), de uma ação de integração com membros do Maracatu Mosca de Fogo do Baque Virado. O grupo é formado por crianças e adolescentes atendidos pela Casa Uaná, em Vila Velha, na Ilha de Itamaracá.

A apresentação foi acompanhada por representantes da Fundarpe, do Iphan e da Secretaria de Turismo e Cultura de Itamaracá, ao lado da curadoria do Smithsonian Folklife Festival – Pernambuco. A equipe conheceu a cultura popular da região, assim como a gastronomia, com a finalidade de selecionar grupos que estarão representando o Brasil no festival de 2020 nos Estados Unidos.

O encontro inédito dos grupos, ambos conduzidos pelo mestre Tarcísio Resende, também foi uma oportunidade de troca de aprendizado entre os jovens que compartilham do mesmo amor pela cultura de Pernambuco.

A Casa Uaná é uma filial do Grupo Pirilampo, organização da sociedade civil criada em 2006, na cidade de Timóteo (MG). O espaço cultural foi implantado em outubro de 2015, no litoral norte pernambucano, abriga além do maracatu a Biblioteca Comunitária Urissanê.

No local, também são realizadas diversas iniciativas de promoção da arte e da cultura por meio de oficinas, rodas de leituras e exibição de filmes.

Icone comentário Deixe seu comentário