Blog Pró-criança

12 fevereiro 2020 Todas as unidades

Homenagem ao Movimento Armorial abre semana literária

Uma homenagem ao Movimento Armorial abriu a primeira edição da Semana Literária Contanto Aqui, Contando Acolá, nesta segunda-feira (10), na Unidade Coelhos do Movimento Pró-Criança, bairro da Boa Vista.

Além de lembrar o idealizador do Movimento Armorial, Ariano Suassuna, com a encenação do Auto da Compadecida, os alunos do curso de formação de contadores de histórias também homenagearam o gravurista, desenhista, pintor e professor, Gilvan Samico, representado pelo seu filho, o artista plástico Marcelo Peregrino.

“Fiquei impressionado com os alunos que pegaram o Auto da Compadecida e transformaram em uma linguagem bem mais simples para que as crianças participassem de toda a peça. Isso é importante porque futuramente eles vão ler essas obras, mas já conseguem entender agora”, afirmou Peregrino.

Além de contação de história, a semana literária oferece até sexta-feira (14) oficinas de cordel, instrumentos percussivos, fantoches e máscaras. A programação acontece das 14h às 16h e é gratuita.

Projeto

O curso de formação de contadores de histórias é resultado do projeto “Conto aqui, conto acolá!”. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da sensibilidade, percepção e criatividade de crianças e adolescentes.

Com aulas realizadas entre setembro de 2019 e janeiro deste ano, o curso formou agentes promotores da literatura capazes de atuar em escolas, creches, hospitais e demais espaços educativos ou terapêuticos.

O conto aqui, conto acolá é um projeto financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Icone comentário Deixe seu comentário