Blog Pró-criança

14 março 2019 Unidade Piedade

Ilustrações de alunos do MPC fazem parte de exposição na UFPE

Cerca de 300 ilustrações produzidas por jovens do Movimento Pró-Criança estarão em exposição a partir desta segunda-feira (18). A mostra “Desenho na Infância: o lúdico, a comunicação e a expressão infantil” abre às 16h na Galeria Capibaribe, no hall do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco, na Várzea. A entrada é gratuita.

Mais do que obras de artes, as peças revelam o universo infantil, seus sonhos, dúvidas e medos, a partir da visão que os meninos e meninas têm de si mesmos e do em torno onde vivem. Esse misto de sentimentos foi traduzido em traços feitos com materiais simples como giz, lápis de cor e cera, mas com técnicas criativas, a exemplo do uso da luz negra. Todo esse conteúdo estará dividido em três áreas na exposição: autorretrato, a casa do desenho e desenho neon.

Segundo a professora de artes visuais e idealizadora da mostra, Ana Paula Araújo, a exposição também é um resgate da importância do desenho como atividade lúdica e pedagógica essencial no desenvolvimento da criança.

“A proposta é tirar o desenho do lugar comum e trazê-lo para um ambiente mais lúdico como elemento importante na formação da criança. O objetivo também é inspirar outras pessoas, até mesmo professores, a voltar a valorizar o desenho, não apenas o livro de colorir, como um meio de educação”, afirma.

As ilustrações são resultado de dois anos de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso da educadora e ficam em exposição até o dia 28 deste mês. O projeto envolveu 321 jovens, com idades entre 5 e 14 anos, da Unidade Piedade do Pró-Criança, em Jaboatão dos Guararapes.

Durante o processo de produção das gravuras, Ana Paula lembra que muitos trabalhos foram fundamentais no atendimento psicossocial das crianças envolvidas.

“O desenho dá ao menino e à menina a oportunidade de comunicar situações boas ou ruins. Geralmente também é um meio de mostrar como é o funcionamento da família. Em vários momentos, essas produções trouxeram informações importantes para o atendimento das crianças em nossa unidade”, disse.

Os pequenos artistas vão visitar a exposição e recepcionar o público na terça-feira (19). As crianças estarão na Galeria Capibaribe pela manhã, das 9h30 às 10h30, e à tarde, a partir das 14h30.

Serviço
Exposição “Desenho na Infância: o lúdico, a comunicação e a expressão infantil”
Local: Galeria Capibaribe – Centro de Artes e Comunicação da UFPE, bairro da Várzea – Recife
Quando: De 18 a 28 de março de 2019
Entrada gratuita
Informações: (81) 3474.8979

Icone comentário Deixe seu comentário