fbpx

Blog Pró-criança

24 setembro 2018 Todas as unidades

Núcleo de Inclusão Digital do Pró-Criança estreia na Expotec

Melhor iniciativa social do Nordeste e terceira mais relevante do Brasil, o Núcleo de Inclusão Digital (NID) do Movimento Pró-Criança estreou na programação da Exposição de Tecnologia de Ciência de Camaragibe (Expotec). Além de ter um estande para mostra de projetos, o NID foi responsável por uma das oficinas do evento realizado sexta-feira (21), no Camará Shopping.

A Expotec tem como objetivo fomentar o uso do método científico e a invenção tecnológica, respeitando os saberes locais e o meio ambiente, enquanto instrumento de construção do conhecimento e intervenção social nas escolas de educação básica da Região Metropolitana do Recife. A exposição é organizada há 10 anos pela Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho.

De acordo com o educador Ewerton Mascena, 15 alunos do NID tiveram a oportunidade de apresentar projetos de robótica e falar um pouco do núcleo que recentemente recebeu o prêmio nacional Cidadania Viva. “É uma chance que esses estudantes têm de trocar experiências com outras pessoas da área e, assim, abrir mais o leque de possibilidades deles”, disse.

Mascena coordenou uma oficina de programação física para cerca de 20 pessoas que participaram da Expotec.

O NID é uma iniciativa do Pró-Criança em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte. Nos cursos de robótica, recondicionamento de computadores e iniciação à informática, o núcleo já formou, desde 2015, quase 2.300 crianças, adolescentes e jovens.

Com o foco no reaproveitamento de computadores e na conscientização ambiental sobre a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, o NID também funciona como um centro de coleta desses materiais. Monitores, notebooks, tablets e celulares, por exemplo, são utilizados na qualificação profissional dos jovens durante os cursos.

 

Icone comentário Deixe seu comentário