Blog Pró-criança

28 maio 2019 Unidade Recife Antigo

Orquestra do Pró-Criança estreia no projeto Recife Sagrado

A orquestra de cordas do Movimento Pró-Criança se apresentará pela primeira vez no projeto Recife Sagrado. A estreia acontece domingo (2), na Igreja da Madre de Deus, Bairro do Recife, às 17h. A entrada será gratuita.

Com um repertório especial, o grupo com 30 instrumentistas promete exibir o que há de melhor na música clássica mundial e religiosa, mas também versões do cancioneiro popular brasileiro.

Violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, além da percussão, vão compor esse espetáculo de uma hora, que será regido pelos músicos e educadores do Pró-Criança Crisóstomo Santos e Tarcísio Resende.

A orquestra de cordas do Pró-Criança foi criada em 2008 e é formada pelos educandos da Unidade Recife Antigo da instituição, onde ocorrem as aulas de música e os ensaios. Atualmente, o local atende gratuitamente cerca de 50 jovens carentes que recebem formação instrumental.

Para a coordenadora pedagógica da unidade, Ana Patrícia Santos, essa oportunidade dada à orquestra prova que o trabalho da ONG vem sendo cada vez mais reconhecido.

“Não é qualquer pessoa que tem essa chance de se apresentar em uma igreja que é um patrimônio cultural e histórico do nosso país. É uma honra para nós e para nossos beneficiários integrar esse projeto de tamanha visibilidade”, afirmou Ana Patrícia.

Recife Sagrado

Iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, o projeto Recife Sagrado, tem como objetivo apresentar a turistas e recifenses os tesouros guardados pelo conjunto da arquitetura sacra da cidade, um dos mais ricos do Brasil.

Nessa edição, a igreja escolhida é considerada um dos mais belos exemplares barrocos do país. O templo mantém em seu acervo imagens raras, como a do Senhor do Bom Jesus dos Passos, que veio da antiga Matriz do Corpo Santo e há mais de três séculos é usado na procissão dos passos, na Semana Santa.

Parceria

A apresentação da orquestra no projeto Recife Sagrado, que existe desde 2014, é um dos resultados da parceria entre a Unidade Recife Antigo do Pró-Criança e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da cidade, firmada no início de maio.

Outra ação prevista pelos parceiros será a visitação dos educandos da ONG às principais igrejas históricas da Capital. A iniciativa fará parte das atividades de evangelização, um dos pilares formativos da entidade.

Icone comentário Deixe seu comentário