Blog Pró-criança

03 fevereiro 2019 Unidade Coelhos

Pró-Criança abre 180 vagas para cursos na área de tecnologia

O Movimento Pró-Criança abre, nesta segunda-feira (4), 180 vagas para cursos gratuitos na área de tecnologia. As oportunidades oferecidas pelo Núcleo de Inclusão Digital (NID), na unidade da ONG no bairro dos Coelhos, no Recife, são para jovens com idades entre 10 e 25 anos, e as inscrições podem ser feitas até o dia 15.

Há oportunidades para os cursos de Manutenção de computadores, Robótica educacional, Robótica livre e Iniciação à informática. A carga horária de cada capacitação varia de 24 a 96 horas/aulas e terá turmas pela manhã e à tarde.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao setor psicossocial da Unidade Coelhos do Pró-Criança com duas fotos 3×4, declaração de vínculo escolar atualizada ou a Ficha 19. São necessários, ainda, cópia da certidão de nascimento ou do RG, comprovante de residência e do cartão do SUS. Para os menores de idade, é preciso entregar também xerox do RG e CPF do responsável.

As aulas começam no dia 18, com as turmas de Iniciação à informática. Nesse curso semanal, os alunos aprendem a editar textos, elaborar planilhas e slides no computador.

No dia 19, terá início a formação das turmas de Manutenção de computadores. Com a capacitação os alunos se tornarão capazes de montar as máquinas e trabalhar com os componentes internos delas, além de fazer a instalação e configuração de sistemas operacionais.

Em parceria com o Sebrae-PE, os jovens que optarem por esse curso, que terá aulas terças-feiras e quintas-feiras, receberão formação sobre empreendedorismo no projeto “Crescendo e empreendendo”.

“São oportunidades que o Pró-Criança oferece para quem quer expandir seus conhecimentos e começar a construir uma carreira profissional. O mercado de TI é o que mais cresce no Brasil, porém carece de mão de obra qualificada. Devido a esse desafio, o núcleo promove, além da qualificação profissional, o incentivo ao protagonismo juvenil”, afirma o coordenador do NID, Fernando Marroquim.

Robótica

Voltado para jovens com idades entre 15 e 25 anos, o curso de Robótica livre começa no dia 20. Semanalmente, os beneficiários vão aprender a desenvolver projetos na área de programação.

No dia 22, terá início o curso de Robótica educacional, voltado para crianças e adolescente na faixa etária dos 10 aos 14 anos. Unindo a tecnologia com elementos lúdicos da educação, os alunos aprenderão conceitos básicos de programação.

Responsabilidade socioambiental

O NID é uma iniciativa do Pró-Criança em parceria com o Grupo Raymundo da Fonte que já formou, desde 2015, mais de 2.300 crianças, adolescentes e jovens. Em 2018, o núcleo foi reconhecido como melhor iniciativa de impacto social do Nordeste e a terceira do país pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

Com o foco no reaproveitamento de computadores e na conscientização ambiental sobre a destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, o NID também funciona como um centro de coleta desses materiais. Monitores, notebooks, tablets e celulares, por exemplo, são utilizados na qualificação profissional dos jovens durante os cursos.

O núcleo recebe os insumos de segunda a sexta, das 8h às 16h. Também é possível agendar a coleta em domicílio pelos telefones (81) 3412.8979 ou 3412.8989 ou no site.

O Núcleo de Inclusão Digital do Pró-Criança fica na rua dos Coelhos, 317, em frente ao Imip, área central do Recife.

Icone comentário Deixe seu comentário