Blog Pró-criança

20 novembro 2018 Todas as unidades

Pró-Criança celebra Dia Nacional da Consciência Negra

O Movimento Pró-Criança celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, nesta quarta-feira (21), com uma programação especial a partir das 9h, na Unidade Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Com o tema “Respeito não tem cor, tem consciência”, o evento, organizado pelo setor psicossocial da instituição, também irá reunir beneficiários atendidos nos Coelhos e no Recife Antigo.

Alunos do setor profissionalizante da Unidade Piedade abrirão a programação com a declamação da poesia “O clamor negro”, da escritora negra e pernambucana Odalita Alves. O texto fala da carga histórica da negritude e dos desafios atuais do cotidiano dos negros e das negras no Brasil.

Em um segundo momento, a representante do coletivo Mulheres de Jaboatão dos Guararapes, Neide Silveira fará uma palestra sobre a questão racial, seguida de uma roda de diálogo com os jovens do Pró-Criança.

Às 10h, o público do evento seguirá para a Praça da Felicidade – Dom Helder, que fica nas proximidades da Unidade Piedade da ONG. No local, haverá a apresentação do grupo de percussão do Pró-Criança. Após o espetáculo, os jovens farão uma caminhada pela valorização e respeito a todas as pessoas no entorno da praça.

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil localidades em todo o país. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

 

 

Icone comentário Deixe seu comentário