Blog Pró-criança

02 janeiro 2019 Todas as unidades

Pró-Criança comemora aprovação de projetos de incentivo à cultura

O novo ano mal começou e o Movimento Pró-Criança já está comemorando conquistas. A instituição teve dois projetos aprovados em editais públicos, sendo um do Ministério da Cultura (Minc) e outro da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. As homologações dos resultados foram no final de dezembro e confirmadas pelo Núcleo de Projetos da ONG, nesta quarta-feira (2).

Por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), o Pró-Criança irá formar novos contadores de história. O projeto “Conto Aqui Conto Acolá”, orçado em R$ 117 mil, vai capacitar 60 pessoas para atuarem como agentes multiplicadores do conhecimento em escolas, hospitais e demais espaços educativos ou terapêuticos.

A formação será dada por meio de oficinas com cargas horárias que variam entre 3 horas e 24 horas, na Unidade Coelhos de segunda-feira a quinta-feira. Os encontros ocorrerão durante seis meses com 30 alunos em cada período.

O “Conto Aqui Conto Acolá”, idealizado pelas integrantes do Núcleo de Projetos do Pró-Criança, Edvânia Ribeiro e Camila Nogueira, tem o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, sensibilidade, percepção e criatividade. No Pró-Criança, essa atividade faz parte do curso de Letramento e tem sido essencial para o crescimento intelectual dos jovens.

A formação artística também será ampliada no Pró-Criança em 2019. A ONG comandará o projeto “Vozes em Movimento”, que deverá realizar oficinas de canto coral gratuitas para 50 crianças e adolescentes do Estado.

A iniciativa custará R$ 695 mil. O recurso poderá ser captado via Lei Rouanet, que permite que pessoas físicas e empresas destinem parte do Imposto de Renda (IR) para projetos culturais. O valor virá como forma de dedução ou abatimento no IR do ano seguinte.

Atualmente, por meio dos benefícios concedidos pela Lei Rouanet, o Pró-Criança mantém o projeto “Fazendo Música” que financia o coral, a orquestra e o grupo de percussão da instituição. Em 2018, foram 150 jovens beneficiados diretamente graças ao apoio da Toyolex, HMB Pateo, Avantia, Baterias Moura, Petro Energia Industrial, Grupo Raymundo da Fonte, Copergás e True Change Tecnologia.

“Para o núcleo, são resultados de um trabalho recente que começou no ano passado, mas que já está rendendo frutos e garantindo ao Pró-Criança aportes financeiros que vão alcançar mais beneficiários”, comemorou a coordenadora do Núcleo de Projetos, Edvânia Ribeiro.

Icone comentário Deixe seu comentário