Blog Pró-criança

17 maio 2019 Todas as unidades

Pró-Criança firma convênio com Associação Acolher neste sábado

O Movimento Pró-Criança dará, neste sábado (18), o primeiro passo rumo à expansão de suas atividades para além dos limites do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. A instituição assina, às 15h, um convênio de cooperação técnica com a Associação Acolher, entidade filantrópica que atua na cidade de Moreno.

A solenidade será na sede da organização, que fica no bairro João Paulo II, e terá a presença do arcebispo de Olinda e Recife e presidente do Pró-Criança, dom Fernando Saburido. Sebastião Barreto Campello, fundador e diretor-presidente, e Antônio Vicente Júnior secretário executivo da ONG também participam da cerimônia.

O grupo e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município serão recepcionados pela orquestra da Associação Acolher, que é formada por crianças e adolescentes. O Pró-Criança também apresentará espetáculos dos grupos da dança, orquestra de cordas e percussão.

A Associação Acolher oferece aulas gratuitas de balé e música para crianças carentes a partir dos 7 anos. Para o público idoso, a instituição mantem um curso de artesanato. Atualmente, 140 pessoas participam dos cursos e recebem alimentação.

A entidade sem fins lucrativos começou em 2016 com o músico e educador José Amaro Cavalcanti, dando aulas em casa “para que as crianças e os adolescentes de Moreno não ficassem na rua sem ter o que fazer”. Hoje, ​a associação ​depende de doações e ​funciona em um prédio alugado e com cerca de doze colaboradores.

A partir da assinatura do acordo, o Pró-Criança irá oferecer apoio pedagógico, suporte para a gestão contábil, além de capacitação para elaboração de projetos e captação recursos aos funcionários e voluntários da Acolher. Os encontros​ formativos​ ser​ão​ feitos por meio de treinamentos, oficinas e workshops.

“Vamos celebrar o aniversário de três anos da nossa ONG com essa bên​ç​ão de ser apadrinhado pelo Pró-Criança. O convênio vai nos ajudar e muito a melhorar e ampliar o nosso atendimento”, comemorou Cavalcanti.

INTERIORIZAÇÃO

Há 25 anos, oferecendo educação complementar e profissionalizante gratuitas a jovens carentes da Região Metropolitana do Recife, o Pró-Criança já beneficiou diretamente mais de 30 mil jovens.

A instituição quer retirar outras 6.000 crianças das ruas nos próximos três anos, por meio de convênios com outras ONGs, sobretudo, que atuam em cidades do interior.​ Para Antônio Vicente Júnior, essa parceria com a Associação Acolher é o primeiro passo.​

“Esse convênio simboliza esse marco da interiorização do Pró-Criança. Aos poucos vamos chegar em todas as regiões de Pernambuco levando o que a gente mais sabe fazer que é oferecer a educação complementar e, por meio dela, promover a inclusão social”, afirma.​

Icone comentário Deixe seu comentário