Blog Pró-criança

04 fevereiro 2020 Todas as unidades

Pró-Criança promove semana literária aberta ao público no Recife

O Movimento Pró-Criança promove de 10 a 14 de fevereiro a Semana Literária Contando Aqui, Contando Acolá. O evento inédito e gratuito será na Unidade Coelhos da instituição, que fica na Boa Vista, área central do Recife, das 14h às 16h.

Organizada pelos concluintes da primeira turma do curso de formação de contadores de histórias – qualificação oferecida pela ONG com o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco – a semana literária quer aproveitar esse período de volta às aulas para estimular crianças e adolescentes a incluírem a literatura em sua rotina.

Uma das maneiras mais eficazes de formar novos leitores é por meio da contação de história que, além de tudo, estimula a imaginação e exercita a concentração dos pequenos. Outra opção é inserir o jovem no processo de produção de textos ou de objetos lúdicos trabalhando também sua criatividade.

É assim que a Semana Literária Contanto Aqui Contando Acolá pretende mobilizar cerca de 200 jovens em cada um dos cinco dias de atividades. Além dos momentos de contação de história, o evento também oferecerá oficinas de cordel, instrumentos percussivos, fantoches e máscaras.

Para participar, jovens que não são atendidos pelo Pró-Criança devem solicitar a um responsável legal a reserva da vaga comparecendo pessoalmente no setor psicossocial da unidade ou pelo telefone (81) 3412.8952. As inscrições seguem até sexta (7).

Para a abertura da semana literária, na segunda (10), estão disponíveis 50 vagas. De terça a quinta, as sessões de contação de história que ocorrerão em dois momentos, das 14h às 15h e das 15h às 16h, terão cada uma 55 vagas para o público externo.

Para as oficinas foram disponibilizadas 20 vagas. Metade poderá participar da capacitação das 14h às 15h e a outra parte das 15h às 16h. Com as atividades acontecendo simultaneamente, o participante terá a chance de em um único dia participar da contação de história e fazer uma oficina.

A programação da sexta (14) será reservada apenas para os beneficiários do Pró-Criança.

Projeto

O curso de formação de contadores de histórias é resultado do projeto “Conto aqui, conto acolá!”. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da sensibilidade, percepção e criatividade de crianças e adolescentes.

Com aulas realizadas entre setembro de 2019 e janeiro deste ano, o curso formou agentes promotores da literatura capazes de atuar em escolas, creches, hospitais e demais espaços educativos ou terapêuticos.

O conto aqui, conto acolá é um projeto financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Icone comentário Deixe seu comentário