fbpx

Blog Pró-criança

03 dezembro 2019 Todas as unidades

Rede PE Voluntário celebra Dia Internacional do Voluntariado

Nesta quinta-feira (5), é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado. Para comemorar a data, a Rede Pernambuco Voluntário – iniciativa encabeçada pelo Movimento Pró-Criança que reúne cerca de 20 instituições filantrópicas – promoverá uma manhã especial com apresentação artística, debates e homenagens.

A programação gratuita terá início às 9h30, no auditório Lilia Campello de Melo, na sede do Pró-Criança, na Boa Vista, com a exibição da uma peça encenada por educandos da ONG.

Após o momento cultural, será realizada uma mesa-redonda sobre a importância e os desafios do voluntariado no Brasil e em outros países, e sobre os programas de intercâmbio de voluntários. O debate contará com a presença do cônsul de Malta no Recife, Thales Castro, e com representantes de entidades com atuação internacional como LBV, Aiesec, Companheiros das América, Aldeias Infantis e Cáritas.

“Nosso objetivo é comemorar essa data importante e conhecer os programas internacionais com atuação aqui em nosso Estado. É preciso cada vez mais buscar esses intercâmbios e reconhecer essas pessoas que fazem a diferença por meio do trabalho voluntário”, afirmou o diretor de planejamento do Pró-Criança, Paulo Barbosa.

Para encerrar a celebração do Dia Internacional do Voluntariado, as instituições que compõem a Rede Pernambuco Voluntário vão homenagear os voluntários que se destacaram no trabalho durante este ano.

Voluntariado no Brasil

De acordo com pesquisa divulgada em abril pelo IBGE, o  voluntariado foi praticado por 7,2 milhões de pessoas no país em 2018. O total de voluntários representou 4,3% da população com 14 anos ou mais. A incidência é maior entre mulheres, 5% delas fazem trabalho voluntário; pessoas com 50 anos ou mais, 5%; e com ensino superior completo, 8%.

Ainda segundo o levantamento, o trabalho voluntário no país era realizado de forma consistente. A duração média das atividades chegou a 6,5 horas por semana e a maior parte dos voluntários, 48,4%, se dedicam quatro ou mais vezes por semana.

Serviço
Dia Internacional do Voluntariado
Data: 5 de dezembro de 2019
Local: Sede do Movimento Pró-Criança, na rua dos Coelhos, 317, Boa Vista, Recife (PE)
Horário: a partir das 9h30
Informações: (81)  3412-8959 / 3412-8976

Icone comentário Deixe seu comentário