Blog Pró-criança

23 abril 2019 Unidade Coelhos

Rede PE Voluntário realiza primeira capacitação nesta quarta-feira

O que é trabalho voluntário? Quantas horas por dia devo dedicar ao voluntariado? O que diz a lei sobre esse tipo de serviço não remunerado?

Essas e outras dúvidas serão esclarecidas nesta quarta-feira (24) na primeira capacitação promovida pela Rede Pernambuco Voluntário este ano. O encontro será das 8h às 12h, na sede do Movimento Pró-Criança, bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Logo após a acolhida dos participantes, o representante do voluntariado da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Mário Mendes, falará sobre a legislação brasileira que rege o serviço voluntário.

Em seguida, o diretor de Planejamento do Pró-Criança, Paulo Barbosa, apresentará a palestra “A importância do trabalho voluntário”. O primeiro momento da capacitação será encerrado com a apresentação de algumas instituições que compõem a Rede Pernambuco Voluntário.

Na segunda parte do evento, a psicóloga Patrícia Cruz conduzirá uma dinâmica motivacional com os participantes. A manhã termina com a entrega dos certificados.

A formação é voltada para quem tem o desejo de doar seu tempo ou talento para ajudar outras pessoas, mas não sabe por onde começar. Dados da última pesquisa “Outras formas de trabalho”, realizada e divulgada pelo IBGE no ano passado, mostram que 7,4 milhões de pessoas estão envolvidas com trabalho voluntário no Brasil, aumento de 12,9% em relação a 2016.

“Nosso objetivo é capacitar e potencializar o desenvolvimento de jovens, adultos e também idosos por meio do voluntariado organizado. Que essas pessoas sejam capazes de levar, de maneira altruísta e solidária, a solução para as mais diversas demandas sociais”, afirma a coordenadora do voluntariado do Pró-Criança e responsável pela formação, Keila Aguiar.

Em 2018, mais de 200 pessoas foram capacitadas pela Rede Pernambuco Voluntário para atuar em cerca de 20 instituições filantrópicas espalhadas pelo Estado.

Icone comentário Deixe seu comentário